terça-feira, 5 de julho de 2011

Guerras da Coroa


Muito antes dos Humanos ou Anões os Elfos fundaram grandes e poderosos impérios por toda Faerun. Desses os maiores eram: Aryvandaar, Keltormir, Miyeritar, Illefarn e Shantel Othreier. Das quais se mantinham unidas pacificamente, até que foram contaminadas pela ganancia, inveja e pelo orgulho.
Durante três mil anos eles se enfrentaram destruindo boa parte de tudo que levaram milênios para construir.
Fratricídio em larga escala, como jamais visto antes ou depois. Uma das sub-raças se corrompeu tanto com o mal, que se afastou para sempre da luz do dia, receberam o nome de drow e vivem no subterrâneo e seu ódio pelos elfos ainda é forte como antes.
Embora boa parte tenha sido destruída, surpreendentemente um numero assustador de cidadelas sobreviveu e se manteve mesmo que não intactas. A preservação mágica fez com que todos que as visitam tenham certeza de sua sombria "eternidade" e que são antigas além da conta com sua arquitetura quase alienígena até para os elfos modernos.
Essas ruínas guardam muito mais do que apenas armadilhas letais, esses monumentos silenciosos guardam toda a tristeza e aflição da trágica história élfica. Mostrando-se apenas como o primeiro relato conhecido das muitas tragédias que ainda estavam por vir. Todos os que ali adentram se sentem aflitos, angustiados e sub-julgados. 
Muito se perdeu. Apenas alguns sábios no Encontro Eterno mantém poucos relatos abaixo descritos:
Ano
Evento
-30000
A Guerra dos Seldarine começa. Araushnee é lançada nos Fosso da Teia Demoníaca onde se torna a deusa demônio Lolth. O solar Malkizid é marcado com ferro e lançado aos Nove Infernos.
-18000
Algumas casas Ilythiiri descobrem Ghaunadaur e começam ao venerá-lo em segredo. Pelos séculos que se seguem, rivais das casas Ilythiiri voltam-se para outras divindades obscuras, como Lolth.
-17600
A Separação acontece, e Encontro Eterno é criado com alta magia élfica. O feitiço alcança tanto o passado quanto futuro nas névoas de tempo.
-17100
A Guerra das Três Folhas começa. Espiões e assassinos Ilythiiri incitam Syòrpiir, Thearnytaar e Eiellûr em um conflito de três lados para lhes impedir de unificarem-se em um único estado.
-15300
O clã de Vyshaan, sob comando do Coronal Iv’saar Vyshaan, assume o poder em Aryvandaar.
-14700
Citando conexões familiares entre as casas governantes de Aryvandaar e Miyeritar, o Vyshaanti começa a tentar anexar Miyeritar através de meios pacíficos. Miyeritar resiste.
-13900
Miyeritar alcança o ápice de seu renascimento mágico e cultural.
-13200
Aryvandaaranos começam a invadir as fronteiras de Miyeritar e interferir em suas rotas de comércio.
-12000
A Primeira Guerra de Coroa começa. Aryvandaar invade Miyeritar e pressiona Shantel Othreier para aceitar a ocupação de Aryvandaaran ou sofrer o mesmo destino.
-11800
Forças de Aryvandaar ocupam Miyeritar, embora vários clãs de elfos negros e da floresta continuam resistindo. Muitos elfos de Illefarn provêem portos seguros secretos para os Miyeritari.
-11700
A Segunda Guerra da Coroa começa. Ilythiir lança ataques de surpresa contra Orishaar, um aliado de Aryvandaar.
-11500
Thearnytaar e Eiellur declaram guerra contra Ilythiir e tentam impedir os Ilythiiri de avançar para o norte. Lolth envia o lorde balor Wendonai para seduzir um clã de altos Ilythiiri para servirem a ela. A igreja de Lolth se torna proeminente.
-11600
Os Ilythiiri incendeiam Syòrpiir até o chão.
-11450
Thearnytaar e Eiellur invadem Ilythiir. Mais da metade de suas forças são mortas pela magia corrupta concedida pelos demônios aos elfos negros.
-11400
Eiellûr é arrasada pelos elfos negros de Ilythiiri e elfos selvagens traiçoeiros.
-11300
Miyeritar é conquistada por Aryvandaar, e assim termina a Primeira Guerra da Coroa.
-11200
Thearnytaar cai perante as forças de Ilythiiri que utilizam os monstros dominados e criaturas morto-vivas. Ilythiir começa disputas com Keltormir.
-10900
Malkizid, o solar caído, se torna o protetor secreto dos senhores de Vyshaan. A Terceira Guerra da Coroa começa. Aryvandaar, agora conhecida como o Império de Vyshaantar, invade Shantel Othreier.
-10700
Uma horda de orcs cai sobre os exércitos embatalhados de Aryvandaar e Shantel Othreier na Batalha do Teatro dos Deuses. Quase setenta mil elfos perecem antes que Aryvandaar ganhasse o dia e ocupasse o norte de Shantel Othreier.
-10600
Shantel Othreier é conquistada pelo Império de Vyshaantar, e assim termina a Terceira Guerra da Coroa. Movimentos de resistência surgem em Miyeritar e Shantel Othreier.
-10500
O Desastre Sombrio reduz Miyeritar a um solo improdutivo e morto. As Guerras da Coroa param durante um tempo enquanto os elfos reavaliam o que fizeram.
-10450
A Quarta Guerra da Coroa começa. Os Ilythiiri começam a seguir abertamente deuses malignos como Ghaunadaur e Lolth.
-10300
Keltormir retira suas forças de Keltormir oriental, segurando seus frontes na Extremidade dos Altiplanos.
-10270
Com a retirada de Keltormir, os Vyshaanti e os Ilythiiri entram pela primeira vez em conflito direto.
-10110
Clérigos e altos magos élficos em Illefarn começam uma oração para salvação que dura uma década.
-10100
Ilythiir destrói Shantel Othreier.
-10000
Os Seldarine respondem à alta magia arcana e divina dos elfos atacando os Ilythiiri. Todos os elfos negros são transformados em drow e se dirigem para o subterrâneo, pondo um fim na Quarta Guerra da Coroa. Os Seldarine invocam os elfos de todos os outros clãs e nações para a Corte Elfica de modo a resolver suas diferenças e restabelecer a paz.
-9900
O Império de Vyshaantar anexa Illefarn. A perseguição aos altos magos e aos clérigos poderosos em terras de Vyshaantar começa assim que os elfos do sol buscam eliminar qualquer ameaça ao seu poder.
-9800
O Império de Vyshaantar ocupa todos os reinos élficos restantes em Faerûn e começa colonização de Encontro Eterno.
-9600
As primeiras civilizações dos drow marcam sua presença ao molestar seus antogos inimigos do Império de Vyshaantar.
-9200
A Quinta Guerra de Coroa começa quando o Império de Vyshaantar se rebela contra as proclamações da Corte Élfica, que orienta os Elfos de Aryvandaar a repudiar as leis de Vyshaan. Malkizid abandona Casa Vyshaan e se retira para os Planos Infernais.
-9000
A Quinta Guerra da Coroa termina com a derrota absoluta do Império de Vyshaantar. As terras de Aryvandaar são completamente abandonadas durante toda uma era.